domingo, 3 de agosto de 2014

TIPOS DE PISADAS


Tipos de pisadas

  • Neutra

    Arco normal

    A pisada neutra tem por caracteristica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. Este é o tipo mais comum de pisada e possui um arco do pé médio, analisando o solado de um tênis já utilizado, o desgaste é uniforme. O tipo de calçado aconselhado é o neutro ou de estabilidade.
  • Pronada

    Arco plano

    A pisada pronada é aquela em que o pé do corredor utiliza a ponta dos pés, principalmente o dedão do pé, para se impulsionar, assim a planta do pé aparece com arco pequeno ou inexistente pois o pé tende a se achatar em cada passada. O tipo de tênis aconselhado é aquele que garante maior controle de movimento, combinando estabilidade e amortecimento para evitar pronação excessiva. Este tipo de corredor pode sofrer lesões, principalmente nos joelhos e quadril, se não utilizar o calçado correto.
  • Supinada

    Arco cavo

    A pisada supinada é aquela em que o corredor utiliza a parte externa do pé e principalmente a àrea do dedo mínimo para se impulsionar. Possui um arco do pé acentuado, que fica evidente no teste do pé molhado, pois a ligação entre o calcanhar e a ponta do pé é muito fina ou quase não se tocam. Uma parcela muito pequena da população possui esse tipo de pisada e o calçado aconselhado é o normal pois estimula uma pisada mais natural.

Descubra o seu tipo de pisada

Em primeiro lugar é necessário descobrir seu tipo de pisada. Existem três tipos: pronador, normal e supinador. Para saber qual sua pisada indicamos fazer o teste do pé molhado seguindo os seguintes passos:
  1. Separe uma folha de papel, pode ser de jornal.
  2. Molhe seu pé em uma bacia com água.
  3. Pise na folha como se estivesse caminhando, primeiro calcanhar e depois ponta do pé.
  4. Faça um risco de caneta em volta da marca e compare com os desenhos abaixo.

Checklist para um ajuste perfeito

  • Ao escolher seus tênis tenha em mente que seus pés geralmente incham durante a corrida, é aconselhável escolher um que tenha mais espaço para que não machuque.
  • O calcanhar não deve escorregar quando você caminha ou corre.
  • A parte superior deve estar segura sem apertar parte alguma do pé.
  • O calçado deve ser leve e flexível mas possuir também uma leve rigidez para maior suporte.
  • O tênis deve ter espaço na biqueira para que seus dedos possam se mexer.
  • O calçado não deve ser muito apertado mas deve ser justo o suficiente para que o pé não escorregue dentro do tênis.

Quanto tempo duram meus tênis?

Normalmente tênis de corrida perdem seu amortecimento entre 450 e 950 quilômetros percorridos, para prevenir lesões é recomendado trocá-los após atingir esta distância. Quando seus tênis começarem a ficar desgastados na parte do calcanhar é um sinal de que está na hora de trocar seus tênis.
Durabilidade do amortecimento
De 0km a 300km durabilidade Excelente a Bom. De 300km a 450km durabilidade Bom a Moderado. De 450km a 900km durabilidade Moderado a Ruim (hora de trocar).

Tipos de corredores

  • O Velocista:

    este tipo de corredor normalmente faz distâncias de 100m-400m no menor tempo possível. O velocista precisa de calçados leves e de alta performance, ideais para velocidade.
  • O corredor de meia distância:

    também conhecido como distância média, percorrem 800m-1500m podendo chegar a distâncias de até 3200m. Este tipo de corredor deve procurar tênis de corrida leve, com amortecimento balanceando velocidade e conforto.
  • O corredor de trilhas:

    para corredores de terrenos mais instáveis o ideal é um tênis com solado que proporcione maior aderência para terrenos irregulares ou em dias de mau tempo. Para maior segurança, este tipo de corredor deve procurar tênis que possuam amortecimento elevado e maior suporte para proteger as juntas e tornozelos em solos irregulares.
  • O maratonista:

    para corredores de longa distância o tênis ideal é aquele que proporciona amortecimento aliado ao suporte, para que o corredor possa se manter por mais tempo correndo. Tanto conforto quanto encaixe do tênis ao pé são importantes, pois este tipo de corredor fica bastante tempo correndo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário